Alimentação infantil de 2 a 10 anos de idade
Óleos ou gorduras
· As vitaminas e os sais minerais são os alimentos reguladores e imprencidíveis para um bom funcionamento do organismo. Eles não fornecem energia e nem constroem o corpo, mas mantém o equilibrio e o funcionamento perfeito do nosso organismo e são encontrados em alimentos naturais, tais como leite, ovos, carne, legumes, frutas e verduras.
Fontes: FREITAS, 2002; ZANCUL, 2004; AMARAL, 2008
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Os hábitos alimentares refletem a sua imagem, não só do seu
corpo, mas também de sua mente. Por esse motivo é muito importante ter uma
alimentação saudável e apropriada para cada fase da vida, pois a alimentação
tem uma importância diferente e essencial em cada uma delas.
Desde a infância cada criança já tem suas preferências
alimentares. A família e a escola são os responsáveis e incentivadores próximos
para promover os melhores hábitos alimentares, os mais saudáveis possível, pois
fatores genéticos e hereditários interferem bastante.
O comportamento alimentar de uma criança reflete no crescimento
e desenvolvimento em todos os aspectos. Com uma adequada atenção e cuidados se
promove uma maior expectativa de vida de um futuro adulto. Importante registrar
que uma criança não pode ficar muito tempo sem se alimentar, pois depende do alimento
para seu desenvolvimento. É importante se precaver para uma alimentação
equilibrada ou balanceada.
Uma alimentação equilibrada e rica em alimentos saudáveis é
essencial para levar a vida de forma harmoniosa.
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Criança saudável é mais criativa e feliz |
Porém existe uma certa confusão entre os alimentos mais saudáveis
daqueles menos saudáveis e os que prejudicam a nossa saúde. A alimentação
completa ou adequada é quando ingerimos uma porção de cada grupo alimentar,
preferencialmente um prato bem colorido e diversificado. Os melhores alimentos
são os ricos em antioxidantes e pobres em gorduras saturadas e açúcares
refinados. Uma alimentação saudável significa prazer e saúde.
O ideal é estimular as crianças a um saudável café da manhã,
almoço completo com proteínas (carnes, ovos e peixes), leguminosas (feijão,
lentinha, ervilhas..) carboidratos (macarrão, arroz batatas, aipim, batata
doce) legumes, vegetais e frutas. O jantar pode ser um prato mais leve, sopas
ou sanduiches. Nos lanches manhã, tarde e ceia introduzir frutas, sucos, leite
ou iogurtes e cereais (aveia, flocos de milho, granola...) ou carboidratos.
** Devemos abrir menos pacotes e descascar mais.
Para as crianças, a pirâmide alimentar é mais larga, isso
acontece porque a infância é um período de crescimento e desenvolvimento e a
necessidade energética é maior. Nessa fase, todos os nutrientes são
importantes, sendo que o ferro e proteínas merecem uma atenção maior, para
evitar o surgimento de anemia. Os alimentos energéticos, que são a base da
pirâmide alimentar, previnem a desnutrição quando ingeridos de acordo a
quantidade recomendada.
As crianças são muito observadoras e costumam imitar os
hábitos alimentares dos adultos. Sendo assim, os pais, parentes e demais adultos
que convivem com as crianças precisam dar exemplos, consumindo os alimentos em
horários determinados e seguindo orientações da pirâmide. É a melhor forma de transmitir
bons hábitos alimentares.
Segundo alguns estudiosos, a pirâmide alimentar serve como
um indicador de quais alimentos ou grupos que devemos usar com maior e menor
quantidade, essa orientação é muito positiva entre as crianças, para terem uma vida
com maior qualidade.
Pirâmide alimentar de crianças pré-escolar e escolar
(figura -sociedade brasileira de pediatria)


1. Cereais , massas e vegetais
tipo C (batata, aipim, batata doce, inhame,..): 5 a 9 porções
2. Frutas: 3 a 5 porções
e Verduras e legumes: 3 a 5 porções
3.
Leites, queijos, requeijão, iogurtes: 3 porções; carnes, ovos, peixes: 2 porções;
leguminosas (feijão, lentinha, soja, ervilha, nozes, amendoim): 1 porção
4.
Óleos e gorduras: 1 a
2 porções e açucares e doces: 1 a 2 porções
A
porção varia de acordo com os alimentos e sua classificação:
Pães , cereais e massas e
vegetais C
1
fatia de pão ou ½ pãozinho frances; 1 xicara de cereal ou massa ou macarrão
cozido; 1 pedaço grande de vegetal C (batata, aipim, etc); 5 a 6 biscoitos
salgados; 4 unidades de biscoito Maisena ou Maria.
Vegetais
2
colheres de sopa de vegetais verdes; 1 colher de cenora, beterraba ou chuchu
crú ralado; 1 colher de sopa de ervilha verde fresca; 1 unidade de vagem; 2
rodelas de beterraba; 4 fatias de cenoura cozida, ...
Frutas
1
fruta ou fatia média; 1 xicara de fruta picada; 1 xícara de salada de frutas; 1
copo médio de suco
Leite e derivados
1
copo médio de leite ou 1 potinho de iogurte ou 2 fatias finas de queijo ou 3
colheres de sopa de requeijão ou 2 colheres de sopa de leite em pó.
Carnes, ovos, peixes, aves
ou miúdos
2
a 3 colheres de sopa de carne moida; 1 fatia pequena de carne; 1 coxa de
frango; 1 filé de peixe pequeno; 1 ovo; 1 unidade de espetinho; 1 hamburguer
pequeno; 1 filé de frango pequeno; 2 unidades de coração de frango.
Uso
controlado, evitar uso constante de frituras, preferir manteigas a margarinas.
Açúcares e doces
Uso
moderado: preferir açúcar cristal, demerara ou açúcar mascavo; geléias de
frutas; mel; melado; doce de leite cremoso; creme de avelã caseiro. Existem
geléias de frutas sem adição de açúcar.
· Os carboidratos ficam na base da pirâmide alimentar. Eles
sustentam a vida, mantém o nosso corpo ativo e aquecido. Nosso cérebro é
ativado pela glicose. Sem ela o cérebro falha. Só o nosso cérebro consome 25%
aproximadamente da energia do nosso organismo.
· Proteínas são alimentos construtores ou reparadores. Elas renovam nossas células gastas e constroem novos
tecidos. São um complexo químico que contem carbono, hidrogênio e oxigênio,
tendo um elemento essencial que é o nitrogênio. Esse elemento combinado com os
outros, forma os aminoácidos que são encontrados em alimentos de origem animal
ou vegetal.
· As gorduras são compostos químicos formados por carbono,
hidrogênio e oxigênio (ácidos graxos e glicerol). Elas são fontes de energia
concentrada e são utilizadas para impulsionar as reações quimicas do organismo.
São classificadas como energéticas e transportadoras das vitaminas lipossolúveis:
Vitamina A, Beta Caroteno, Vitamina D e Vitamina K, as quais exercem funções de
equilibrio na nossa saúde.
· As vitaminas e os sais minerais são os alimentos reguladores e imprencidíveis para um bom funcionamento do organismo. Eles não fornecem energia e nem constroem o corpo, mas mantém o equilibrio e o funcionamento perfeito do nosso organismo e são encontrados em alimentos naturais, tais como leite, ovos, carne, legumes, frutas e verduras.
· Não se pode esquecer da água que é um nutriente indispensável
ao funcionamento do organismo, ela desempenha papel fundamental na regulação de
muitas funçoes vitais, incluindo regulação da temperatura do organismo,
transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas. Recomenda-se em
média de 6 a 8 copos por dia.
Quantidade de água de
acordo com DRI (Dietary Reference Intakes) – recomendação de nutrientes e
energia adotados pelos Estados unidos e Canadá:
Crianças de 1 a 3 anos de
idade: 1300
ml ( 900 ml entre sucos, refrescos e água)
Crianças de 4 a 8 anos de
idade: 1700
ml ( 1200 ml como sucos, refrescos e água)
Crianças de 9 a 13 anos: 2400 ml meninos (1800 ml como bebidas e água) e meninas
2100 ml (1600 ml como bebidas e água)
* Lembrando que restante de água oculta são provenientes dos
alimentos, frutas, verduras, legumes,...
Obs.: As quantidades ou porções de
alimentos dos grupos, citados através da pirâmide alimentar, são baseados em
estudo das crianças de forma generalizada, não levando em conta as
individualidades, tais como atividade física, gasto energético basal, doenças
fisiológicas, alergias alimentares, cultura alimentar e outros,
Entre
7 e 10 anos de idade é fundamental uma alimentação adequada, seguindo os
príncipios da pirâmide alimentar. Nesse período, o crescimento está
estacionado, mas as crianças começam a escolher a sua alimentação e muitas
vezes falta qualidade. Por isso, é justamente nesse período que ocorrem riscos
de anemia, obesidade, constipação, diabetes e problemas de hipertensão, podendo
causar, na idade adulta, problemas de saúde. É muito importante reavaliar os
hábitos aimentares e levar para as escolas e as famílias, quais são os
alimentos de qualidade, diversificando-os, evitando-se o consumo excessivo, ou
seja, comer de tudo, mas um pouco de cada, além de optar por alimentos de
diferentes cores em cada refeição, pois é uma maneira de identificar a
diversificação dos nutrientes.
Sabe-se
que existe resistência de algumas crianças em consumir legumes e folhas, por
isso é necessário ser criativo no preparo desses alimentos, como por exemplo,
acrescentar na massa da panqueca (cenoura, espinafre, beterraba..) tornando
colorida e alegre a sua alimentação. Outra alternativa é fazer bolos de
cenoura, bolo de beterraba, bolinho de espinafre, bolinho de vagem, chips
assado no forno de legumes (cenoura, beterraba, batata doce, abóbora,
abobrinha,..), podem fazer arroz coloridos bem temperados e atrativos, feijão
com legumes, suflês de legumes e, eventualmente, preparos de legumes ou
vegetais á milanesa ou dorê. Fazer sucos com legumes (suco de laranja com
cenoura é bem aceito por ter sabor suave). Mas os pais devem sempre conversar
com as crianças sobre a importância de termos uma alimentação colorida, alegre
e nutritiva.
Fontes: FREITAS, 2002; ZANCUL, 2004; AMARAL, 2008
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