Maçã e seus benefícios


Maçã

A maçã é uma  excelente fruta que, além de ser muito saborosa, ajuda no combate ao colesterol, por ser rica em fibras, vitaminas e antioxidantes.


 Fruta eficiente para circulação e purificação sanguínea



As maçãs podem ser identificadas por três tipos: de mesa, de cozinhar ou  fabricação de cidra ou de vinagre.

Na sua casca encontra-se a pectina, que é uma fibra muito importante para o nosso consumo diário porque ajuda no processo de emagrecimento, pois trará, após o seu consumo, a satisfação ou saciedade, diminuindo a sensação de fome.

Os sais minerais são muito importantes para a circulação sanguínea e a maçã é rica em alguns deles, como magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Por seu alto teor de potássio, pela qualidade e quantidade de fibras, a maçã é uma fruta recomendada para manutenção da saúde e prevenção de doenças cardíacas e dislipidemias.


Nutricionalmente a maçã, contêm cerca de 85% de água, 10% de carboidratos, 0,5% de proteínas,e ótima quantidade de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, e sais minerais. Os nutrientes da maçã concentram-se na casca e nas porções próximas a elas.

A sua casca desidratada é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Também é rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos, capazes de provocar derrames.

A maçã é indicada para pessoas com problemas de intestino,devido a pectina encontrada na maçã que protegem a mucosa intestinal, é também indicada para pessoas com obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

Existem diversas variedades,de maças de mesa como Fuji, Gala, Argentina, Verde, Red etc. Alguns preferem a maçã Fuji, por ter bastante sumo, ser doce e suave. E claro a maçã verde no ponto do seu amadurecimento é uma delícia, o aroma da maçã Argentina é maravilhoso. E você, qual a sua preferência? 








Fontes: Tabela de composição quimica dos alimentos, Guilherme Franco/ Escola Paulista;  Revista Nutrição Brasil

Comentários